O mercado do cacau no Brasil teve seu auge na década de 60, entretanto, durante as décadas de 1980 e 1990 houve um forte declínio da produção de cacau no Brasil, com o surgimento da chamada vassoura-de-bruxa. Silva,(2007), em virtude disto, falta de investimento tecnológico dentre outros fatores, o Brasil hoje ocupa a sétima posição no ranking de produtores de cacau, Fiesp(2020).
Alguns estados tem investido no chocolate tree to bar (da arvore a barra) esse é o caso do cacau Cabruca, localizado no Sul da Bahia, após a obtenção da IG em 2018, o cacau e os produtores dessa região ganharam maior visibilidade, agregaram valor e qualidade na forma do cultivo, colheita das amêndoas e consequentemente aos clientes empresariais e consumidores do cacau e de seus derivados.
Diante disso o selo de IG pode ser um grande aliado aos produtores de cacau e seus derivados no Brasil.
REFERÊNCIAS
SILVA, Stefania de Souza. O Cacau do Amazonas: um estudo sobre sua história, políticas, produção e comercialização em Coari, Manaus e Urucurituba. 2007.
FIESP. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Disponível em: <https://www.fiesp.com.br/noticias/agronegocio-do-cacau-gera-r-18-bilhoes-emvalor-bruto-da-producao-e-300-mil-empregos-aponta-estudo-da-fiesp/>. Em: 27 ago. 2020
Comentarios