top of page

AFINAL, O QUE É ORIGINAÇÃO NO AGRONEGÓCIO?

Foto do escritor: Caroline Mendonça Nogueira PaivaCaroline Mendonça Nogueira Paiva

Atualizado: 19 de set. de 2023


Ferramentas e aplicativos ajudam os atores da cadeia produtiva a atender os requisitos de originação. Foto por: Sorapong Chaipanya/Pexels

O agronegócio é composto por uma série de diferentes atores que o tornam uma cadeia de atividades complexa. Dentro dessa cadeia, por exemplo, estão produtores rurais, cooperativas, agroindústrias, traders, operadores logísticos e consumidores.

As relações entre esses atores determinam a dinâmica desse mercado e é essa dinâmica que vai decidir que tipo de produto deve ser produzido, e como ele deverá ser comercializado. A originação surge então como mecanismo que permite atender às diversas demandas desses atores.

A originação consiste no processo que garante a origem dos produtos advindos do agronegócio. Seu surgimento se deu pela necessidade de algumas partes do mercado em controlar e garantir a conformidade dos produtos agrícolas, além da possibilidade de conhecer mais a fundo a realidade do produtor e da cadeia do agronegócio como um todo.

Isso é possível através do gerenciamento de uma série de etapas que antecedem a comercialização do produto. Algumas dessas etapas são: gerenciamento da fazenda, auxílio nos processos de armazenagem, logística, formação de preços, compra e venda destes produtos.

A eficácia da originação passa pela modernização na cadeia. Dessa forma, o investimento tecnológico é fundamental para as operações de originação. Através de plataformas tecnológicas, é possível identificar todas as informações que estão relacionadas ao negócio e seus stakeholders (partes interessadas), com maior velocidade de processamento e integração.

No mercado, existem ferramentas e aplicativos disponíveis que auxiliam os envolvidos na cadeia do agronegócio a terem maior controle dos negócios e, assim, cumprirem os requisitos de originação. Como resultado, a cadeia ganha em agilidade, confiabilidade e segurança nas atividades, desde a produção até a etapa de comercialização.



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page