top of page
  • Foto do escritorCaroline Mendonça Nogueira Paiva

AFINAL, O QUE É ORIGINAÇÃO NO AGRONEGÓCIO?

Atualizado: 19 de set. de 2023


Ferramentas e aplicativos ajudam os atores da cadeia produtiva a atender os requisitos de originação. Foto por: Sorapong Chaipanya/Pexels

O agronegócio é composto por uma série de diferentes atores que o tornam uma cadeia de atividades complexa. Dentro dessa cadeia, por exemplo, estão produtores rurais, cooperativas, agroindústrias, traders, operadores logísticos e consumidores.

As relações entre esses atores determinam a dinâmica desse mercado e é essa dinâmica que vai decidir que tipo de produto deve ser produzido, e como ele deverá ser comercializado. A originação surge então como mecanismo que permite atender às diversas demandas desses atores.

A originação consiste no processo que garante a origem dos produtos advindos do agronegócio. Seu surgimento se deu pela necessidade de algumas partes do mercado em controlar e garantir a conformidade dos produtos agrícolas, além da possibilidade de conhecer mais a fundo a realidade do produtor e da cadeia do agronegócio como um todo.

Isso é possível através do gerenciamento de uma série de etapas que antecedem a comercialização do produto. Algumas dessas etapas são: gerenciamento da fazenda, auxílio nos processos de armazenagem, logística, formação de preços, compra e venda destes produtos.

A eficácia da originação passa pela modernização na cadeia. Dessa forma, o investimento tecnológico é fundamental para as operações de originação. Através de plataformas tecnológicas, é possível identificar todas as informações que estão relacionadas ao negócio e seus stakeholders (partes interessadas), com maior velocidade de processamento e integração.

No mercado, existem ferramentas e aplicativos disponíveis que auxiliam os envolvidos na cadeia do agronegócio a terem maior controle dos negócios e, assim, cumprirem os requisitos de originação. Como resultado, a cadeia ganha em agilidade, confiabilidade e segurança nas atividades, desde a produção até a etapa de comercialização.



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page