top of page
  • Foto do escritorLady Rodriguez

Cafeicultura de Precisão

Nos últimos anos, foram desenvolvidas tecnologias de apoio à agricultura de precisão (AP) como, sensores terrestres, aéreos e orbitais, visando aumentar a produção de forma sustentável. A integração destas tecnologias na cultura de café é definida como Cafeicultura de Precisão (CP) (1).


Fonte da Imagem: Elaborado pela autora.


Benefícios

 

O café é uma cultura de grande relevância em termos socioeconômicos para o agronegócio brasileiro, reconhecido como maior produtor mundial (2). Dessa forma, a implantação da agricultura de precisão na cultura do café proporcionou numerosos benefícios ao seu desenvolvimento ao longo dos anos, dentre os quais se destacam (3,4):

  • Mapeamento da variabilidade espacial dos atributos físicos, químicos e biológicos do solo, para construção de mapas de fertilidade.

  • Delineamento de zonas de manejo homogêneo, para a otimização de recursos.

  • Mapeamento da variabilidade espacial da produtividade, usando sensores de rendimento na colheita.

  • Zoneamento espacial dos danos causados por pragas e doenças na cultura do café.

  • Aplicação de taxa variável de fertilizantes, pesticidas e sementes.

  • Uso de drones, sensores e outras tecnologias para coletar dados sobre o clima, o solo e o estado da planta e do fruto.


Experencias práticas de equipamentos usados na CP 


Destacam-se alguns desenvolvimentos tecnológicos na cafeicultura de precisão, tais como:

  • Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs), para o monitoramento aéreo do estado hídrico do cafeeiro (5) e detecção de ervas daninhas (6).

  • Sensores para medir defeitos em grãos de café em tempo real, usando um sensor hiperespectral de infravermelho próximo e aprendizagem profunda para criar um algoritmo multimodal de inspeção (3).

  • Geração de modelos de previsão de produtividade em cafezais, por meio da aplicação de metodologias de aprendizado de máquina, usando os atributos do solo e da planta (1), fornecendo percepções de valor úteis para produtores e pesquisadores interessados em maximizar a produtividade usando a agricultura de precisão.

  • Mapeamento de áreas ocupados por plantas daninhas a fim de realizar a pulverização seletiva para evitar desperdícios de agroquímicos e reduzir os impactos econômicos e ambientais (6).


A adoção da cafeicultura de precisão pode ser uma estratégia eficaz para aumentar a produtividade e reduzir custos. No entanto, a implementação dessa tecnologia enfrenta desafios significativos, como o alto custo inicial dos equipamentos e a necessidade de adaptação às particularidades de cada lavoura, incluindo topografia e variedades de café. Apesar desses obstáculos, a adoção da cafeicultura de precisão se mostra promissora para melhorar a qualidade do café e promover a sustentabilidade da cultura.


REFERÊNCIAS


  1. Faria de OR, Filho ACM, Santana LS, Martins MB, Sobrinho RL, Zoz T, et al. Models for predicting coffee yield from chemical characteristics of soil and leaves using machine learning. J Sci Food Agric. 1o de julho de 2024;

  2. Santana LS, Ferraz GAES, Dos Santos SA, Dias JEL. Precision coffee growing: A review. Vol. 17, Coffee Science. Editora UFLA; 2022.

  3. Santana LS, Ferraz GAES, Teodoro AJ da S, Santana MS, Rossi G, Palchetti E. Advances in precision coffee growing research: A bibliometric review. Agronomy. 1o de agosto de 2021;11(8).

  4. Angnes G, Martello M, Faulin GDC, Molin JP, Romanelli TL. Energy Efficiency of Variable Rate Fertilizer Application in Coffee Production in Brazil. AgriEngineering. 1o de dezembro de 2021;3(4):815–26.

  5. Orlando VSW, Martins GD, Fraga EF, Marra AB, Pereira FV, de Lourdes Bueno Trindade Galo M. POTENTIAL OF MULTISPECTRAL IMAGES TAKEN BY SENSORS EMBEDDED IN UAVS FOR MONITORING THE COFFEE CROP IRRIGATION. Em: ISPRS Annals of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences. Copernicus Publications; 2023. p. 91–6.

  6. Bento NL, Ferraz GA e. S, Amorim J da S, Santana LS, Barata RAP, Soares DV, et al. Weed Detection and Mapping of a Coffee Farm by a Remotely Piloted Aircraft System. Agronomy. 1o de março de 2023;13(3).

 

17 visualizações0 comentário

Comments


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page