top of page
  • Foto do escritorThacyo Morais

Estudo do Arranjo Produtivo Local do Município de Urucurituba-AM: Uma proposta para Indicação Geográfica


Hoje, 27/02/2024, celebramos a defesa da dissertação de Karem Jhulhen Batista da Silva, sob orientação do professor Luiz Henrique de Barros Vilas Boas e co-orientação do professor Paulo Henrique Leme.




Karem, membros da banca e convidados presentes na defesa da dissertação "Estudo do Arranjo Produtivo Local do Município de Urucurituba-AM: Uma proposta para Indicação Geográfica", em 27/02/2024. Foto: AGRITECH UFLA/Reprodução.


No estudo "Estudo do Arranjo Produtivo Local do Município de Urucurituba-AM: Uma proposta para Indicação Geográfica", Karem analisou o Arranjo Produtivo Local (APL) do cacau em Urucurituba-AM, visando determinar seu potencial para obtenção de uma Indicação Geográfica (IG). Foram investigados aspectos como atores envolvidos, características do APL, histórico do cacau na localidade, processo de cultivo, beneficiamento e comercialização, além de ferramentas governamentais de apoio.


Os resultados indicam que o cacau de Urucurituba possui potencial para subsidiar o registro de uma IG junto ao INPI, destacando-se o modelo tradicional de cultivo intergeracional e as peculiaridades do solo da região. Estes elementos sugerem a possibilidade de registro tanto para Denominação de Origem quanto para Indicação de Procedência, ampliando a competitividade nacional e internacional do produto e incentivando a preservação do método tradicional sustentável de produção, contudo, requerendo a mobilização dos diversos atores envolvidos no arranjo produtivo local.


Parabéns, Karem, por sua dedicação e brilhantismo nessa jornada acadêmica! Seu trabalho é um marco importante para nosso centro de estudos e para o desenvolvimento do agronegócio!


Logo menos, a dissertação estará disponível no Repositório Institucional da UFLA e em revistas científicas da área.


45 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page