top of page
Foto do escritorElisa Reis Guimarães

Insights para a superação de desafios na adoção de tecnologias digitais para a produção de alimentos


As tecnologias digitais prometem revolucionar a produção mundial de alimentos, assegurando maior produtividade, eficiência, qualidade e sustentabilidade. Dentre elas, destacam-se tecnologias de informação e comunicação, blockchain, big data, inteligência artificial, realidade virtual ou aumentada, dentre muitas outras com potencial para promover a digitalização da agricultura e pecuária mundiais.


Entretanto, ainda há muito trabalho a ser realizado, uma vez que essas tecnologias, em sua maioria, não são amplamente adotadas ou utilizadas em todo o seu potencial em razão de especificidades da atividade ou de fatores contextuais e culturais da produção. Tais características limitam a definição de um modelo abrangente para o diagnóstico e promoção da adoção de tecnologias digitais, mas fornecem importantes insights acerca de quais caminhos devem ser percorridos para sua popularização.


Dentre eles, destaco que as tecnologias digitais são um meio para alcançar objetivos, não um fim em si mesmas. A não consideração deste fato leva a tentativas mal sucedidas para sua difusão e implantação, que não atendem ou mesmo endereçam as reais necessidades e expectativas dos usuários.


Portanto, o primeiro passo consiste em identificar e compreender as reais expectativas dos usuários destas tecnologias digitais, bem como as tarefas a serem realizadas por eles, as dores existentes e os ganhos esperados. Só então é possível desenvolver novas propostas de aplicação que sejam realmente relevantes e contextualizadas, as quais promovam a transformação desejada.


Um segundo passo consiste em compreender que haverá diferentes necessidades e, consequentemente, níveis de adoção de novas tecnologias digitais. Ainda, algumas demandas continuarão a ser satisfeitas por meio de tecnologias não digitais enquanto, em determinadas situações, uma abordagem tradicional será a mais adequada àquela realidade. Portanto, embora tenham um importante papel a desempenhar no futuro da produção de alimentos, as tecnologias digitais não representam a solução para todos os desafios atualmente enfrentados.


Finalmente, é necessário compreender que a revolução digital na agricultura e pecuária é um processo, sendo necessária uma adequada capacitação dos agentes para que ela seja possível. Esta preparação dependerá, em grande medida, do trabalho conjunto entre instituições de ensino, pesquisa e extensão e associações de produtores, apoiado por políticas públicas de longo prazo. Caso contrário, continuaremos a nos debater com a situação sintetizada por Hill e associados (2022, tradução própria): “Você tem carteira de motorista? Ótimo! Agora dirija este carro de corrida de Fórmula 1”.

REFERÊNCIAS

HILL, L. A. Where can digital transformation take you? Insights from 1,700 leaders. Acesso em 09/02/2022. Harvard Business School - Working Knowledge (31 jan. 2022). Disponível em: https://hbswk.hbs.edu/item/leading-in-the-digital-era-where-can-digital-transformation-take-you.


Komentarze


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page