As safras brasileiras alimentam 1,5 bilhão de pessoas e são essenciais para a segurança alimentar do planeta. A evolução do agro brasileiro foi resultado da construção das cadeias produtivas, com destaques para a da carne bovina, que há quase meio século integrou os fornecedores de serviços e insumos, indústrias de processamento e a comercialização de seus produtos.
Empresários e profissionais visionários, com o apoio de instituições de pesquisa, estruturaram o setor para dar a ele competitividade global. Dentro da porteira, avanços tecnológicos contribuíram com mais da metade do aumento do valor da produção. A modernização da gestão empresarial tornou o setor um dos mais dinâmicos da economia brasileira (ISTOÉ, 2022).
A perspectiva para o futuro é de que a agricultura brasileira seja conduzida por conceitos, métodos e aplicabilidades multifuncionais, porém, o contexto a direciona para muito além daquela visão tradicional, dedicada à produção de alimentos, fibras e energia. Pois, os padrões tecnológicos da agropecuária já estão em processo de mudança devido a introdução de novas tecnologias resultantes de avanços recentes do conhecimento científico.
Com base nesses avanços e em sintonia com a emergente bioeconomia, a agropecuária deverá ser direcionada por vertentes tecnológicas voltadas para a consolidação de sistemas de produção limpos, com balanço positivo de carbono, que integrem a relação campo-cidade, com cadeiras e arranjos alicerçados na sustentabilidade e na inclusão produtiva, principalmente com oportunidades para os agricultores familiares e pequenos produtores (EMBRAPA, 2014).
REFERÊNCIAS
Agronegócio: a força da economia brasileira. SNA, 2019. Disponível em: < https://www.sna.agr.br/agronegocio/>. Acesso em 10 de fevereiro de 2022.
CAPPI, Luiz. O agronegócio e a segurança alimentar do mundo. Istoé Dinheiro, 07 de janeiro de 2022. Disponível em: <https://www.istoedinheiro.com.br/o-agronegocio-e-a-seguranca-alimentar-do-mundo/> Acesso em: 10 de fevereiro de 2022.
Visão 2014-2034: O Futuro do Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura Brasileira. EMBRAPA, 2014. Disponível em: https://www.embrapa.br/documents/1024963/1658076/Documento+Visão+-+versão+completa/7bf520f2-7329-42c0-8bf0-15b3353c3fdb. Acesso em: 10 de fevereiro de 2022.
Comentarios