top of page
Foto do escritorDaniel Leite Mesquita

Por uma agricultura digital inclusiva e responsável

Em janeiro de 2022, a John Deere anunciou o lançamento de seu primeiro trator autônomo. Foto: John Deere/divulgação.

A agricultura mundial passa por um processo crescente de digitalização. Tecnologias como big data, inteligência artificial e o uso de veículos autônomos têm sido vistas como elementos recentes para a expansão da produção de alimentos de forma sustentável e segurança alimentar, conforme informações de 2020 da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

A digitalização da agricultura precisa ser conduzida de forma inclusiva e responsável para que produtores possam usufruir dos benefícios da adoção destas tecnologias no campo de forma consciente e acessível. Também as questões éticas no processo de digitalização da agricultura devem ser consideradas, a fim de não ocorrer exclusão digital no campo. Assim, o processo de inovação digital no agronegócio deve ocorrer de forma responsável conforme aponta estudo dos pesquisadores Simone van der Burg, Marc-Jeroen Bogaardt e Sjaak Wolfert, publicado em 2019.


Neste sentido, as pesquisas realizadas no AGRITECH UFLA buscam levar estes elementos em conta para que haja construção de mercados sustentáveis e inclusivos das tecnologias digitais no agronegócio brasileiro.



REFERÊNCIAS

FAO usa inteligência artificial para promover segurança alimentar - FAO-Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, (2020). https://news.un.org/pt/story/2020/09/1727672


Van der Burg, S., Bogaardt, M. J., & Wolfert, S. (2019). Ethics of smart farming: Current questions and directions for responsible innovation towards the future. NJAS-Wageningen Journal of Life Sciences, 90, 100289.


Comments


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page