A agricultura mundial passa por um processo crescente de digitalização. Tecnologias como big data, inteligência artificial e o uso de veículos autônomos têm sido vistas como elementos recentes para a expansão da produção de alimentos de forma sustentável e segurança alimentar, conforme informações de 2020 da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).
A digitalização da agricultura precisa ser conduzida de forma inclusiva e responsável para que produtores possam usufruir dos benefícios da adoção destas tecnologias no campo de forma consciente e acessível. Também as questões éticas no processo de digitalização da agricultura devem ser consideradas, a fim de não ocorrer exclusão digital no campo. Assim, o processo de inovação digital no agronegócio deve ocorrer de forma responsável conforme aponta estudo dos pesquisadores Simone van der Burg, Marc-Jeroen Bogaardt e Sjaak Wolfert, publicado em 2019.
Neste sentido, as pesquisas realizadas no AGRITECH UFLA buscam levar estes elementos em conta para que haja construção de mercados sustentáveis e inclusivos das tecnologias digitais no agronegócio brasileiro.
REFERÊNCIAS
FAO usa inteligência artificial para promover segurança alimentar - FAO-Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, (2020). https://news.un.org/pt/story/2020/09/1727672
Van der Burg, S., Bogaardt, M. J., & Wolfert, S. (2019). Ethics of smart farming: Current questions and directions for responsible innovation towards the future. NJAS-Wageningen Journal of Life Sciences, 90, 100289.
Comments