Inicialmente concebida como uma feira técnica para apresentar tecnologias, equipamentos e inovações para produtores de café, a Expocafé cresceu ao longo dos anos, tornando-se um evento essencial para todos os envolvidos na cafeicultura.
A cafeicultura desempenha um papel fundamental na economia brasileira, sendo referência em quantidade e em qualidade, o Brasil é o maior produtor mundial de café “in natura” e o segundo maior consumidor de café torrado, perdendo apenas para os Estados Unidos. Minas Gerais se destaca nesse cenário, devido a sua tradição cafeeira, no volume de produção e com suas diversas regiões produtoras, cada uma com suas características específicas de solo, clima, altitude, contribuindo na variedade e qualidade do café.
A Expocafé, realizada na cidade de Três Pontas, região sul de Minas Gerais, é uma vitrine para inovações na indústria cafeeira, reunindo produtores, empresários, pesquisadores e interessados em conhecer as últimas novidades e tendências relacionadas à cafeicultura. O evento oferece uma ampla gama de recursos e oportunidades, incluindo tecnologia e inovação (desde maquinários agrícolas até softwares de gestão e monitoramento da lavoura), insumos agrícolas (variedade como fertilizantes, defensivos, substratos e outros produtos para manejo e nutrição das plantas), genética e mudas (variedade mudas de café e informações sobre genética melhoramento genético), assistência técnica (palestras, workshops e consultorias técnicas disponibilizadas durante o evento, abordando temas como manejo de lavoura, controle de praga e doenças, técnicas de irrigação, entre outras), networking e negócios (ambiente propício para networking entre produtores, fornecedores, compradores, pesquisadores e demais profissionais do setor – parcerias comerciais e oportunidades de negócios), além de eventos paralelos, como competições de qualidade de café, degustações, lançamentos de produtos, atividades culturais, entre outros.
Desde sua fundação em 1998, passou por mudanças e ampliações, mantendo-se relevante mesmo durante a pandemia, com edições online em 2020 e 2021. Retornando às atividades presenciais em 2022, atingindo um público recorde de aproximadamente 18 mil visitantes em três dias, segundo dados da Epamig, e em 2023 foram 145 expositores e cerca de 16 mil visitantes. Em parceria com a UFLA desde a primeira edição, a Expocafé integra ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento técnico e científico da cafeicultura nacional.
Mantendo a experiência enriquecedora e o intercâmbio de conhecimento e tecnologia no universo cafeeiro, a Expocafé 2024 aconteceu entre 04 e 06 de junho em Três Pontas e mostrou o papel vital da feira na construção de um futuro próspero para os produtores de café e para a indústria cafeeira, impulsionando inovação, sustentabilidade e qualidade na cafeicultura.
REFERÊNCIAS
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. (Ano). Queijos e cafés: combinação que faz parte da nossa identidade. Comunicação da ALMG. Recuperado de https://www.almg.gov.br/comunicacao/conteudosespeciais/queijos-cafes/index.html
Universidade Federal de Lavras. (2023). Pesquisas e tecnologias da UFLA são apresentadas na Expocafé 2023. UFLA. Recuperado de https://ufla.br/noticias/institucional/15955-pesquisas-e-tecnologias-da-ufla-sao-apresentadas-na-expocafe-2023
Associação dos Cafeicultores de Varginha. (Ano). A Expocafé foi realizada na UFLA, local que se prepara hoje para sediar a feira. Inova Café. Recuperado de http://www.inovacafe.ufla.br/?p=1570
MEDEIROS, R. V. V.; RODRIGUES, P. M. A. A economia cafeeira no Brasil e a importância das inovações para essa cadeia. A Economia em Revista - AERE, volume 25, número 1, junho de 2017. DOI: 10.4025/aere.v25i1.35511.
Por Epamig https://www.cafeemotivacao.com.br/post/expocaf%C3%A9-2024-j%C3%A1-tem-data-marcada
Comentários