top of page
  • Foto do escritorJessica Ferreira Helvécio

UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE O CAFÉ.

CAFÉ, uma das bebidas mais consumidas no mundo, faz parte integrante da rotina e da vida de muitos brasileiros, mas nem sempre foi assim. Originário do Oriente, o café tem uma história fascinante e antiga. Começou sua jornada como uma planta nativa e desconhecida até se tornar uma mercadoria valiosa e essencial da cultura global. Abrangendo aspectos sociais e econômicos, envolve diversos processos como plantio, cultivo, colheita, certificação, industrialização, entre outros, que enfatizam a complexidade na transformação do café em bebida.


A primeira referência alusiva ao café no mundo aconteceu no ano de 575, chegando no Brasil em 1720. Porém, existe uma lenda popular que conta sobre a descoberta do café, envolvendo um pastor de cabras da Etiópia chamado Kaldi, que viveu em meados do século IX. Ele notou que suas cabras ficavam enérgicas após comerem os frutos do café e levou-os a um monge local, que usou os frutos para preparar uma bebida, compartilhando então a descoberta e os efeitos revigorantes do café.


A partir da Etiópia, o cultivo e o comércio do café se expandiram, e no século XV o café começou a ser preparado torrado e depois fervido em água, resultando em bebida forte e aromática. Posteriormente, surgiram muitos outros métodos de preparo, refletindo a diversidade das culturas e as preferências de consumo do café ao redor do mundo.


Segundo Martins (2015), foi a partir de 1450 que difundiu o hábito de tomar café como bebida saborosa, e em meados de 1574 esse hábito se tornou um verdadeiro ritual. O consumo de café cresce a cada ano. De acordo com os dados da ABIC (2023), houve um aumento de 1,64% no consumo em geral e de 7,47% no consumo per capita de café no Brasil em 2023.


Hoje, o café é uma commoditie com impacto global. Um estudo de Souza (2021) observou que a ingestão de pequenas doses diárias (50-200mg) podem ter efeitos positivos como aumento do estado de alerta e energia, bem-estar, relaxamento, bom humor e melhora da memória. No entanto, altas doses podem resultar em efeitos negativos, por isso sua ingestão deve ser feita de maneira responsável.


A jornada do CAFÉ é uma história de inovação que continua até os dias de hoje, reforçando o papel do café como uma bebida de extrema importância para os brasileiros e a nível global.

 

REFERÊNCIAS

1.       MARTINS, A. L. História do café. Editora contexto, 2015.

2.      SOUZA A. B. A., ET AL. Café e Saúde Humana: Uma Revisão Bibliográfica. Revista Higei@-Revista Científica de Saúde 3.5, 2021.

3.      KATIUSCIA MIKOZAMI. Pesquisa revela a relação dos brasileiros com o café. DIGITAL AGRO. Disponível em 19/07/2024 em: < https://digitalagro.com.br/2023/12/07/pesquisa-revela-a-relacao-dos-brasileiros-com-o-cafe/>

41 visualizações0 comentário

Comments


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page