ONDE TUDO COMEÇOU?
NOSSA HISTÓRIA
Nossa história teve início em 2019, quando em visita ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nosso Coordenador, Professor Paulo Henrique Montagnana V. Leme se reuniu com o Sr. Fernando Camargo, Secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, e com o então diretor de Apoio à Inovação do Ministério da Agricultura, Luís Cláudio Rodrigues de França, para uma conversa sobre o futuro da inovação no agronegócio brasileiro e o papel das universidades e centros de pesquisa.
Ao retornar a Lavras, o professor Paulo Henrique convidou a professora Elisa Reis Guimarães para iniciar um projeto de construção de um centro de estudos, tendo como foco compreender a dinâmica do desenvolvimento e utilização de novas tecnologias no agronegócio. O alvo seria compreender o papel de novas tecnologias, aliadas ao conceito de indústria 4.0, bem como compreender o perfil dos produtores rurais e suas necessidades de hoje e de amanhã.
Ao longo de 2019 e início de 2020, o grupo atuou em projetos como o Observatório da Agropecuária do MAPA, participando de eventos e organizando a equipe.
Sua fundação oficial foi em 08/07/2020, tendo como fundadores os professores Paulo Henrique Vicente Montagnana Leme e Elisa Reis Guimarães (lotados no DAE/UFLA); a professora Caroline Mendonça Nogueira Paiva, da Faculdade Presbiteriana Gammon (Fagammon); os pós-doutorandos em administração Eduardo Cesar Silva e Daniel Leite Mesquita, os doutorando em administração Gustavo Nunes Maciel e Angélica da Silva Azevedo e o mestrando em administração Rafael Farias de Souza, todos estes vinculados ao Programa Pós-Graduação em Administração da UFLA (PPGA-UFLA).
Desde então a equipe cresceu e hoje conta com mais de 20 pessoas, entre discentes, docentes e pesquisadores externos. Já desenvolvemos estudos especiais, informativos, textos acadêmicos e diversas análises, tendo como foco a pesquisa e a extensão.
A missão do grupo é construir pesquisa aplicada para compreender a dinâmica do desenvolvimento e utilização de novas tecnologias em mercados agropecuários. O AGRITECH UFLA busca preencher uma lacuna sobre estudos da aplicação de novas tecnologias no agronegócio, colaborando para compreensão destas dinâmicas de mercado e auxiliando pesquisadores, produtores, extensionistas e gestores públicos e privados a compreenderem quais os principais fatores que estão promovendo sua expansão.
LINHAS DE ATUAÇÃO NA PESQUISA E EXTENSÃO
01
Construção de mercados de tecnologia no agro;
02
Aplicação e uso da ciência de dados em mercados agropecuários;
03
Novas tecnologias aplicadas a mercados agropecuários;
04
Ferramentas tecnológicas para sustentabilidade e rastreabilidade;
05
Perspectivas e evolução da Agricultura Digital;
06
Adoção de tecnologias para inclusão e equidade no campo;
07
Perfil do Produtor do Futuro e sucessão familiar no campo.