top of page

PROJETOS

PESQUISA DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA SOBRE TENDÊNCIAS E MERCADOS TECNOLÓGICOS NO SETOR AGROPECUÁRIO

 

Nos últimos anos, novas tecnologias com aplicações no setor agropecuário começaram a ser desenvolvidas. Elas possuem potencial disruptivo nas cadeias produtivas, provocando profundas alterações na maneira como os alimentos são produzidos e consumidos. Uma das grandes demandas de pesquisa do agronegócio nacional é compreender o futuro e o impacto dessas tecnologias. Por este motivo o Instituto CNA precisa de resultados de pesquisa que orientem as decisões estratégicas da CNA e que sirvam de informações validadas e claras para todos os atores do agronegócio brasileiro.

SAIBA MAIS!

PROJETO SEMEAR

 

A agricultura digital está respaldada em conjunto de tecnologias de informação e comunicação e análises espaciais que permite ao produtor rural planejar, monitorar e gerenciar as atividades operacionais e estratégicas do sistema de produção. A introdução dessas tecnologias vem sendo base para a transformação digital no campo e contribuindo para o Brasil fortalecer a posição como um dos líderes mundiais em produção e exportação de alimentos, com base no aumento da produtividade e no uso sustentável dos recursos naturais. Nesse contexto são utilizadas tecnologias já consolidadas na agricultura de precisão, como os sensores remotos, os sensores de campo, a telemetria e a automação, mas além dessas, a agricultura digital envolve o potencial uso de aplicativos, redes sociais, plataformas digitais, internet das coisas, inteligência artificial, computação em nuvem, big data, blockchain e criptografia, permitindo amparar decisões antes, durante e depois da porteira. Apesar de haver um grande apelo para a inserção dessas tecnologias, a sua adoção ainda é limitada, principalmente no que tange à pequenos e médios empreendimentos rurais, havendo grande potencial para ampliar seus benefícios seja no planejamento da produção, no manejo, na colheita, no acesso a mercados, na comercialização e no transporte de grãos, frutas, hortaliças, carnes, leite, ovos, fibras e madeira. O potencial de impactos das tecnologias digitais na agropecuária é conhecido e a cada dia é ampliado, porém, modelos viabilizadores da sua inserção no ambiente rural ainda são escassos e demandam visão holística de todo o processo. A digitalização é uma mudança cultural, não apenas tecnológica, por isso demanda a construção colaborativa local, o envolvimento dos atores locais envolvidos com a operação agropecuária e principalmente o cliente foco, o produtor rural. Ações base para isso envolvem a sensibilização da comunidade, a construção colaborativa, a governança da comunicação, captação de demandas contínua, a capacitação continuada, a oferta de serviços de conectividade e de agricultura digital. Com essa visão, o presente projeto visa estabelecer e validar um modelo de criação de distritos agrodigitais, colocando a transformação digital no campo como forma de desenvolvimento agropecuário, econômico e social e, trazendo seus benefícios para os pequenos e médios produtores.

O PRODUTOR DO FUTURO: PERFIL TECNOLÓGICO E CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES

 

A agricultura digital contribui para o aumento da oferta mundial de alimentos e, em âmbito nacional, para a ampliação da competitividade do agronegócio brasileiro. Contudo, sua adoção por pequenos e médios produtores rurais ainda é restrita, em razão de seus custos e complexidade. Objetiva-se, portanto, desenvolver uma metodologia para avaliação de aptidão à adoção de tecnologias digitais por agricultores, de modo a orientar a elaboração de estratégias e políticas públicas para auxiliá-los na superação destas barreiras.

bottom of page