
I dia de campo do Semear digital em Ingaí - MG
- Gabriela Sabrina Rezende Furtado
- 8 de out.
- 2 min de leitura
No dia 06 de outubro de 2025, em Ingaí-MG, o Agritech, em parceria com a Embrapa e o UFLA LEITE, realizou o I Dia de Campo do projeto SemeAr Digital. O evento contou com o apoio da FAPESP, EMATER, SENAR, SEBRAE, Prefeitura de Ingaí e Rede de Campo, e foi patrocinado pela Cia do Leite e Sicredi.
O encontro teve como objetivo envolver produtores de pequena e média escala, criando um espaço para aprendizado e troca de experiências, oferecendo informações práticas e úteis para o cotidiano dos produtores. Com a realização deste dia de campo o projeto Semear Digital buscou promover o desenvolvimento da pecuária leiteira e a aproximação dos produtores rurais de tecnologias digitais.
O evento começou com um coffee break, seguido pela palestra de Maria Gabriela Peixoto, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite. A apresentação teve como tema central o melhoramento genético, mas também abordou aplicativos digitais, como o Gisleite e o Roda da Reprodução. Em seguida, Alice Gonçalves dos Reis, integrante do UFLA LEITE, falou sobre a qualidade do leite e destacou como a atenção a essa questão pode evitar prejuízos para o produtor. Após as palestras, houve uma pausa para o almoço e integração entre os participantes.
Na retomada, foi exibido um vídeo do pesquisador da Embrapa, Mirton José Frota, que explicou os princípios básicos na formulação de dietas para vacas em lactação. Em seguida, Cecília de Souza Silva, do UFLA LEITE, falou sobre a importância de se observar o ponto de colheita do milho e como pode afetar a qualidade da silagem de milho, abordou também sobre os impactos do ponto de colheita sobre o bolso do produtor.
O Professor Fellipe Guerra David Reis (UFLA) também esteve presente, abordando sua experiência como produtor e a relevância do associativismo. Sua palestra enfatizou que a união dos produtores é crucial para garantir melhores preços de venda e menor custo na compra de insumos. Em seguida, Marcelo Dias Müller, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, apresentou os sistemas de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) adaptados à atividade leiteira. Ele destacou os benefícios de se ter mais árvores na pastagem, como o aumento do conforto animal.
Para finalizar o evento, os produtores e demais participantes foram convidados pelos pesquisadores da Agritech e membros do Semear Digital a formar uma roda de conversa. Os produtores de leite de Ingaí tiveram a oportunidade de compartilhar suas opiniões sobre temas como extensão rural e assistência técnica. Eles também expuseram sobre quais os maiores desafios que têm enfrentado no dia a dia da produção de leite.
O I Dia de Campo foi bastante proveitoso tanto para o Agritech quanto para os produtores, fortalecendo o relacionamento e o compromisso do Agritech e do projeto SemeAr Digital com a comunidade produtora de leite de Ingaí. Além de estreitar laços, o evento proporcionou grande aprendizado e troca de experiências, deixando marcadas duas frases emblemáticas: “Não há uma receita de bolo, cada propriedade é uma propriedade e devemos nos adaptar à realidade” e “Não existe pequeno produtor, existe grande produtor em pequenas propriedades”.
Produtores presentes no Evento
Comentários