I dia de campo do Semear digital em IngaĆ - MG
- Gabriela Sabrina Rezende Furtado
- 8 de out. de 2025
- 2 min de leitura
No dia 06 de outubro de 2025, em IngaĆ-MG, o Agritech, em parceria com a Embrapa e o UFLA LEITE, realizou o I Dia de Campo do projeto SemeAr Digital. O evento contou com o apoio da FAPESP, EMATER, SENAR, SEBRAE, Prefeitura de IngaĆ e Rede de Campo, e foi patrocinado pela Cia do Leite e Sicredi.
O encontro teve como objetivo envolver produtores de pequena e média escala, criando um espaço para aprendizado e troca de experiências, oferecendo informações prÔticas e úteis para o cotidiano dos produtores. Com a realização deste dia de campo o projeto Semear Digital buscou promover o desenvolvimento da pecuÔria leiteira e a aproximação dos produtores rurais de tecnologias digitais.
O evento comeƧou com um coffee break, seguido pela palestra de Maria Gabriela Peixoto, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite. A apresentação teve como tema central o melhoramento genĆ©tico, mas tambĆ©m abordou aplicativos digitais, como o Gisleite e o Roda da Reprodução. Em seguida, Alice GonƧalves dos Reis, integrante do UFLA LEITE, falou sobre a qualidade do leite e destacou como a atenção a essa questĆ£o pode evitar prejuĆzos para o produtor. Após as palestras, houve uma pausa para o almoƧo e integração entre os participantes.
Na retomada, foi exibido um vĆdeo do pesquisador da Embrapa, Mirton JosĆ© Frota, que explicou os princĆpios bĆ”sicos na formulação de dietas para vacas em lactação. Em seguida, CecĆlia de Souza Silva, do UFLA LEITE, falou sobre a importĆ¢ncia de se observar o ponto de colheita do milho e como pode afetar a qualidade da silagem de milho, abordou tambĆ©m sobre os impactos do ponto de colheita sobre o bolso do produtor.
O Professor Fellipe Guerra David Reis (UFLA) tambĆ©m esteve presente, abordando sua experiĆŖncia como produtor e a relevĆ¢ncia do associativismo. Sua palestra enfatizou que a uniĆ£o dos produtores Ć© crucial para garantir melhores preƧos de venda e menor custo na compra de insumos. Em seguida, Marcelo Dias Müller, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, apresentou os sistemas de ILPF (Integração Lavoura-PecuĆ”ria-Floresta) adaptados Ć atividade leiteira. Ele destacou os benefĆcios de se ter mais Ć”rvores na pastagem, como o aumento do conforto animal.
Para finalizar o evento, os produtores e demais participantes foram convidados pelos pesquisadores da Agritech e membros do Semear Digital a formar uma roda de conversa. Os produtores de leite de Ingaà tiveram a oportunidade de compartilhar suas opiniões sobre temas como extensão rural e assistência técnica. Eles também expuseram sobre quais os maiores desafios que têm enfrentado no dia a dia da produção de leite.
O I Dia de Campo foi bastante proveitoso tanto para o Agritech quanto para os produtores, fortalecendo o relacionamento e o compromisso do Agritech e do projeto SemeAr Digital com a comunidade produtora de leite de IngaĆ. AlĆ©m de estreitar laƧos, o evento proporcionou grande aprendizado e troca de experiĆŖncias, deixando marcadas duas frases emblemĆ”ticas: āNĆ£o hĆ” uma receita de bolo, cada propriedade Ć© uma propriedade e devemos nos adaptar Ć realidadeā e āNĆ£o existe pequeno produtor, existe grande produtor em pequenas propriedadesā.
Produtores presentes no Evento






