O setor agrícola está no ponto central de diversos acontecimentos que se modificam constantemente e exigem dinamismo de seus envolvidos. Uma série de megatendências transformam as práticas realizadas em toda a cadeia. No contexto do sistema alimentar, por exemplo, sustentabilidade, eficiência produtiva e alimentação saudável são temas que têm sido articulados conjuntamente e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. E no meio desta nova proposta, cabe aos profissionais do agronegócio o papel de atender a essa expectativa e enfrentar os desafios impostos.
Nesse cenário, o desenvolvimento de tecnologia agrícola é determinante nos ambientes de produção e distribuição, especialmente na realidade de grandes corporações. Recursos como sensores, robótica e blockchain são tratados como dinamizadores para uma revolução digital na agricultura. Entretanto, os investimentos em tecnologia realizados por muitas empresas do setor são destinados exclusivamente para a produção, sem a consideração do restante da cadeia.
Atentos a essa questão, um número crescente de empresas começou a direcionar recursos para a aplicação de tecnologia de logística com a finalidade de tornar sua distribuição mais eficiente. Tecnologias de rastreabilidade aumentam a transparência e permitem o controle do fluxo de informações de toda a cadeia de suprimentos. Além disso, garantem a verificação da origem e atributos de um produto.
A indústria de alimentos se destaca nesse desenvolvimento tecnológico focado na rastreabilidade, especialmente pelo esforço desempenhado no rastreamento dos alimentos desde sua origem, seja no campo ou no mar, até o momento final de sua compra. Todo esse trabalho se torna ainda mais cauteloso devido ao movimento global realizado por varejistas, importadores e consumidores que exigem informações sobre os métodos de produção praticados pelas empresas e buscam por fornecedores cada vez mais sustentáveis.
É importante levar em consideração que a adoção de recursos tecnológicos em prol da rastreabilidade não está restrita à produção de alimentos. Embora a segurança alimentar esteja sob os holofotes, o setor agropecuário é responsável pela produção de diversos insumos, que abastecem diferentes segmentos produtivos. Cada produto agrícola possui um ciclo produtivo particular e uma cadeia de suprimentos específica. E em todas elas, a tecnologia e recursos de rastreabilidade são imprescindíveis para garantir agilidade e segurança de todos os dados gerados durante o processo.
Portanto, a rastreabilidade é considerada um instrumento indispensável para o alcance de conformidade no mercado. A partir de sua adoção, empresas podem otimizar sua cadeia de suprimentos, garantir segurança de seus produtos e obter vantagens competitivas no mercado.
Comments