top of page

15 de outubro, Dia Internacional da Mulher Rural

Foto do escritor: Agda Silva PradoAgda Silva Prado

No dia de hoje, 15 de outubro, além de comemorarmos o Dia do Professor, comemoramos também o Dia Internacional da Mulher Rural.


A Agritech, como um Centro de Estudos promotor de ensino, pesquisa e extensão, não poderia deixar de parabenizar a todos e a todas docentes que fazem parte da nossa formação acadêmica, profissional e pessoal, fica registrado aqui, nossa eterna gratidão ao legado que nos foi e é passado.


O foco deste presente texto, tem como objetivo principal descrever sobre a importância da Mulher Rural e disseminar a comemoração desta data.


Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU em 1995, o Dia Internacional da Mulher Rural é celebrado em 15 de outubro, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. Esta celebração foi promovida e organizada pela Fundação WWSF – Women’s World Summit Foundation. Posteriormente, a Assembleia Geral das Nações Unidas, adotou oficialmente a data, com a assinatura da Resolução 62/136, no dia 18 de Dezembro de 2007. O dia destaca o papel da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres na luta contra a pobreza extrema, a fome e a desnutrição.


A ONU, além decretar esta resolução, com o objetivo de fomentar melhorias da situação das mulheres nas zonas rurais, em 2007; em 2015, ao criar a Agenda 2030, com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Objetivo de número 5 (cinco) tem como propósito “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, tal objetivo inclui “realizar reformas para dar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis nacionais.”


Em 2024 o tema estipulado pela ONU no dia Internacional das Mulheres Rurais é: Mulheres rurais sustentando a natureza para o nosso futuro coletivo.

A Mulher Rural, é aquela vive da agricultura, sendo agricultoras, empresárias ou trabalhadoras agrícolas formais ou informais. Além disso, a ONU destaca o papel das mulheres indígenas, que estão na vanguarda da conservação ambiental, trazendo conhecimentos e práticas ancestrais inestimáveis.


De 1995 até a presente data (2024), são apenas 29 anos, e a Mulher sempre se fez presente no Meio Rural, assim sendo é justo e necessário valorizar a Mulher Rural, pois as mulheres se fazem presentes neste meio em:


  • Na produção de alimentos;

  • Na condução das famílias rurais;

  • Na criação, pesquisa, desenvolvimento e implementação de técnicas agrícolas, maquinários, insumos;

  • No atendimento assistencial e extencionista às famílias rurais;

  • Na comercialização de alimentos;

  • Na preparação e desenvolvimento de produtos alimentícios e seus derivados para o consumo final;

  • Na área contábil e financeira, para que as empresas rurais cumpram com suas obrigações tributárias;

  • Na construção civil e logística, onde faz-se necessário desenvolver armazéns e estruturas para acondicionamento de alimentos e transporte; etc;


Desta forma, entre tantas ações e a participação massiva das Mulheres em todos os elos do Sistema do Agronegócio, a criação de oportunidades para que as mesmas ocupem lugares de lideranças e seu destaque é merecedor. Reconhecer a atuação da Mulher Rural é um ato de acolhimento, pertencimento, político, cultural, histórico e principalmente, de valorização.


FELIZ DIA INTERNCIONAL DA MULHER RURAL!

21 visualizações0 comentário

Comments


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page