top of page

Do café mineiro à agricultura familiar gaúcha: Agritech no 63º Congresso da Sober

  • Foto do escritor: Mateus da Mata Melo
    Mateus da Mata Melo
  • 8 de set.
  • 3 min de leitura

Mateus da Mata Melo
Mateus da Mata Melo

Entre os dias 27 e 31 de julho, o AgriTech UFLA participou do 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Representando a equipe, o pesquisador do AgriTech e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFLA, Mateus Melo, esteve presente no evento.


Com uma programação diversificada, o congresso contou com palestras, painéis temáticos, lançamento de livros, apresentações de trabalhos científicos, cursos e visitas técnicas, reunindo pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país para debater os desafios e inovações no meio rural brasileiro. Foram apresentados no evento dois trabalhos do AgriTech UFLA que lançam luz sobre os desafios e oportunidades da inclusão digital no campo, especialmente entre pequenos e médios produtores rurais.


O estudo Perfil Socioeconômico dos Produtores de Café com Acesso à Internet em Minas Gerais conduzido por Jéssica Ferreira Helvécio, Lady Johanna Rodriguez Oviedo, Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme e Marcos Oliveira Garcias, teve como objetivo analisar o perfil socioeconômico de pequenos e médios produtores de café em Minas Gerais que têm acesso à internet, utilizando dados do 4º trimestre de 2023 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua). Os principais achados indicam que produtores com maior escolaridade e renda têm mais acesso à internet, enquanto a idade atua como um fator limitante. Além disso, produtores conectados tendem a se envolver mais com práticas mais atuais de gestão e comercialização.


Já o trabalho Determinantes do Acesso à Internet por Produtores Rurais do Município de Caconde – SP, elaborado por Mateus da Mata Melo, Jaqueline Severino da Costa, Derick David Quintino e Marcos de Oliveira Garcias, investigou os fatores que impulsionam o uso da internet no contexto local. Utilizando dados do LUPA e um modelo econométrico, os autores identificaram que o acesso a crédito rural, a posse formal da terra, o uso de computadores e de implementos agrícolas aumentam significativamente a probabilidade de conectividade. Diferentemente do estudo interior,

neste caso a escolaridade e outras variáveis não se mostraram determinantes.


ree

Em conjunto, os dois trabalhos revelam que o acesso à internet no meio rural é influenciado por diversos fatores socioeconômicos e estruturais, que variam conforme o contexto regional. Além de apontarem caminhos importantes para a formulação de políticas públicas voltadas à inclusão digital no campo — como investimentos em infraestrutura, capacitação tecnológica e ampliação do crédito rural —, os estudos também fornecem subsídios para o desenvolvimento do Projeto Semear Digital, contribuindo para um melhor entendimento das condições de conectividade nos distritos onde o projeto atua. Durante o evento, o Pesquisador Mateus participou de uma visita técnica à Rota das Salamarias, na cidade de Marau (RS), uma experiência voltada à valorização da agricultura familiar e dos saberes locais. A visita, guiada por uma profissional da própria rota, incluiu:


  • Erva Mate Pagnussat – uma ervateira artesanal que mostrou o processo tradicional de produção da erva-mate;

  • Cantina Maculan e Casa do Mel – com destaque para vinhos coloniais, produtos artesanais e meliponário;

  • Casa Camera Ristorante – onde foi servido um almoço típico da culinária italiana, com ingredientes e sabores da região.


A participação no congresso reforça o compromisso do AgriTech UFLA com a pesquisa, inovação e o desenvolvimento sustentável no campo, além de estreitar laços com iniciativas que promovem a valorização das comunidades rurais e da produção local.


REFERÊNCIAS

(Não se aplica)

Comentários


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

Departamento de Administração e Economia

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras

Trevo Rotatório Professor Edmir Sá Santos, s/n • Caixa Postal 3037 • CEP 37203-202 • Lavras/MG 
© 2023 por AGRITECH UFLA

  • Research Gate - Site_edited_edited_edited
  • AGRITECH UFLA
  • Branca Ícone Instagram
  • LinkedIn Clean
bottom of page