top of page
  • Foto do escritorVictor Hugo de Souza Cristófani

Renovacalc – A calculadora de CBios


A Renovabio é uma política nacional de biocombustíveis, que surgiu em 2017 com o objetivo de auxiliar o Brasil a atingir suas metas de redução nas emissões de gases do efeito estufa (GEE´s), conforme estabelecido na COP21, e expandir a produção nacional de biocombustíveis. Atrelado a isso, surgiu a necessidade de quantificar o quanto de GEE´s eram emitidos ou deixados de emitir na cadeia de produção dos biocombustíveis.


Com isso, surgiu a RenovaCalc. Ela funciona como uma calculadora para a comprovação do desempenho ambiental na produção de biocombustíveis, uma vez que se baseia no relacionamento da eficiência energética e emissão de gases de efeito estufa, a partir da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).


No sistema da RenovaCalc, as usinas detalham os aspectos agrícolas e industriais de todos os seus processos produtivos, desde o plantio da cana-de-açúcar no campo, até a produção de álcool dentro da indústria (usina) que resultam na emissão de carbono. A partir destes dados, a calculadora efetua uma avaliação e quantificação de todos os resíduos gerados e gases emitidos durante as operações do processo produtivo.


O resultado do cálculo representa a emissão total de gases do efeito estufa (GEE´s) para a produção do biocombustível. Este resultado é comparado com a emissão total de GEE´s dos combustíveis fósseis equivalentes (diesel, no caso do biodiesel e gasolina, no caso do etanol) resultando em uma nota final. Esta nota auxiliará os gestores no processo de tomada de decisão para mitigação das emissões dos GEE´s e também poderá ser utilizada como fator multiplicador no momento da emissão dos Créditos de Descarbonização (CBios). Estes CBios poderão ser negociados em bolsa de valores, e funcionarão como um novo produto para as companhias.


Vale ressaltar, que a calculadora está na fase final de desenvolvimento, ou seja, ela ainda não é utilizada pelas unidades produtoras de biocombustíveis, para quantificar o quanto de CBios foi gerado. Mas esta é uma importante ferramenta que irá facilitar o cálculo do volume de GEE´s que foi produzido e mitigado durante o processo produtivo dos biocombustíveis.



REFERÊNCIAS


Comments


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page