A agricultura digital está associada à agricultura de precisão e/ou à agricultura 4.0 (1), pode ser entendida como um conjunto de tecnologias de comunicação, informação e de análises espaciais que permite ao produtor rural planejar, monitorar e gerenciar as atividades operacionais e estratégicas do sistema de produção (2).
Funcionalidades da agricultura digital
A agricultura digital vem se tornando um termo recorrente no agronegócio, já que suas ferramentas influenciam na produtividade, o desempenho e a sustentabilidade da atividade agrícola (4). A agricultura digital envolve o potencial uso de aplicativos móveis, redes sociais, plataformas digitais, internet das coisas, inteligência artificial, computação em nuvem, big data, blockchain ou criptografia (2). Cerca de 50% dos agricultores já adotam ou estão dispostos a adotar tecnologias agrícolas para suas operações (3).
71% dos agricultores brasileiros usam aplicativos digitais em sua jornada de compras de insumos e equipamentos, comercialização das safras e adoção de tecnologia e práticas sustentáveis (3).
Principais aplicações da agricultura digital:
Amostragem do solo para mapeamento e planejamento do uso do solo
Análise da fertilidade do solo (planejamento das doses de fertilizante segundo as necessidades da cultura)
Aplicação de fertilizantes com taxas variáveis, usando sensores remotos
Semeadura com doses variáveis, segundo os atributos do solo
Análise de pragas para construção de mapa da infestação
Pulverização de agroquímicos com taxas variáveis
Colheita, produção de mapa de produtividade, estimativa de produção.
Previsão de risco climáticos como geada, granizo, veranicos e chuvas intensas
Compra e venda de insumos, equipamentos e safras
Certificações e rastreabilidade de produtos agrícolas.
Aplicativos de agricultura digital que você deve conhecer:
As aplicações web para smartphones, tablets, computadores ou smart tvs usam uma linguagem de fácil compreensão e visam alcançar especialmente produtores com baixo grau de instrução ou pouco conhecimento de termos técnicos (5). Assim, a disponibilidade de um maior volume de tecnologias digitais representa a base dessa nova forma de conduzir a agricultura. Entre os aplicativos mais relevantes na agricultura podemos encontrar (1,5);
Apps de previsão do tempo
Apps de informações agrícolas (diagnosticar pragas e doenças, informações mercadológicas essenciais)
Apps associados às ferramentas agrícolas (associado para o uso de drones/vants, sensores, máquinas tecnológicas, irrigação inteligente e informações de satélites)
Apps para a pecuária digital (manejo de rebanhos bovinos de corte e de leite)
Apps de gestão e monitoramento agrícola (transforma seus dados de campo em instrumentos inteligentes para melhor planejamento e tomada de decisões)
Os aplicativos agrícolas digitais desempenham um papel fundamental na modernização e no aprimoramento da agricultura, oferecendo benefícios agrícolas, tecnológicos, econômicos e administrativos significativos. Sua adoção e uso adequado têm o potencial de aumentar a sustentabilidade, a competitividade e a resiliência do setor agrícola.
REFERÊNCIAS
1. 7 aplicativos de agricultura digital que você deveria conhecer https://blog.agrointeli.com.br/blog/agricultura-digital/. Acesso em 15/05/2024
2. BOLFE, E. L.; VICTORIA, D. de C.; LUCHIARI JUNIOR, A.; COSTA, C. C. da; JORGE, L. A. de C. Tecnologias digitais na pecuária: aplicações, desafios e expectativas. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/221029/1/Boletim-CiCarne-37-2021.pdf.
3. Ferreira Nelson, Djanian Mikael, Mokods Ana Luiza i (2022) A mente do agricultor brasileiro 2022, https://mente-do-agricultor.mckinsey.com/#d01 Acesso em 15/05/2024.
4. Ferramentas mais utilizadas na Agricultura Digital https://blog.conectaragro.com.br/ferramentas-agricultura-digital/ Acesso em 15/05/2024.
5. Embrapa, aplicativos agrícolas https://www.embrapa.br/aplicativos Acesso em 15/05/2024.
Comments