top of page
Foto do escritorJessica Ferreira Helvécio

DIA MUNDIAL DO EMPREENDEDORISMO FEMININO

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro e estabelecido em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma data fundamental para celebrar, reconhecer e homenagear a resiliência e as contribuições das mulheres empreendedoras para o desenvolvimento econômico global. 


O potencial do empreendedorismo feminino é vasto, com mulheres criando negócios em diversos setores e de diversas formas. Segundo dados de Gestão Click (2024), no Brasil, as mulheres avançaram e hoje somam cerca de 24 milhões de empreendedoras, em variados setores. Esse número representa um crescimento de 133,01% em comparação com os dados do Sebrae de 2022, que apontavam 10,3 milhões de empreendedoras no país.


No entanto, apesar desse crescimento expressivo, as mulheres ainda enfrentam desafios significativos na busca da igualdade de direitos, oportunidades e inclusão, além de terem de superar barreiras ligadas ao preconceito de gênero. O agronegócio, historicamente liderado por homens, está passando por transformações, as mulheres estão conquistando seu espaço. Atualmente, cerca de 31% das propriedades rurais no Brasil, são administradas por mulheres, e sua presença crescente está transformando a dinâmica do setor, trazendo uma visão mais inclusiva e inovadora para o campo.


Essas mulheres assumem a gestão de propriedades rurais, lideram projetos de sustentabilidade e promovem a adoção de novas tecnologias. Com isso, os resultados têm sido positivos em termos de produtividade, qualidade de vida no campo e diversidade das operações. Segundo o Sebrae (2024), já são quase um milhão de mulheres gerindo propriedades rurais, contribuindo com um importante legado nesse segmento.


O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino também é uma oportunidade para reflexão e inspiração, incentivando o aumento da participação feminina no mercado empreendedor. O empreendedorismo feminino não é apenas um motor econômico, mas uma ferramenta de transformação social.


Para as mulheres que desejam empreender, o Sebrae (2024) sugere algumas orientações fundamentais: Estude o mercado; Planeje seu negócio; Busque capacitação; Faça networking; Invista em tecnologia;


Apesar das adversidades, muitas mulheres seguem empreendendo e gerando impacto social e econômico por meio de seus negócios. Esse movimento continua crescendo e precisa de apoio para superar barreiras, fortalecer a força feminina e garantir igualdade de oportunidades no mercado empreendedor.

 

 

REFERÊNCIAS

2.      ASCOM SENAR RORAIMA, 2021. Por meio do Programa Mulheres em campo, Senar Roraima leva empreendedorismo feminino para o meio rural. 20 Disponível em 13/11/2024 https://www.cnabrasil.org.br/noticias/por-meio-do-programa-mulheres-em-campo-senar-roraima-leva-empreendedorismo-feminino-para-o-meio-rural#:~:text= Em%20raz%C3%A3o%20dessas%20mudan%C3%A7as%2C%20o,crescimento%20e%20desenvolvimento%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o.

12 visualizações0 comentário

Comments


Os conteúdos dos textos publicados neste blog refletem exclusivamente a opinião dos autores e não representam, necessariamente, as opiniões do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio da Universidade Federal de Lavras (AGRITECH UFLA), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ou das agências de fomento que financiam as pesquisas do AGRITECH UFLA.

bottom of page